Pesquisar no site

Contato

Blender informação

Lingua nativa no blender 3d

22/01/2012 21:50
Vamos agora aprender como deixar o blender em português,na interface padrão do blender 3d coloque o mouse em cima da  linha da barra de ferramentas do blender, click e puxe o mouse, apareçerá o painél de configurações do blender. Feito isto, click no botão language & font. click nas...

1º tutorial blender 3d

APRENDENDO CONTROLES DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO

Este é o blender. E hoje iremos aprender como subdividir a tela e mostrar todas os tipos de painéis e interfaces do blender 2.49.

Esta é a imagem padrão do blender e iremos começar aprendendo por ela.

Para adiconar objetos primitivos ao blender, como circulo, quadrado, monkey, e outros, precione ESPAÇO, agora click em mesh e agora escolha o objeto primitivo (monkey)

Creio que esteja assim:

Esta visão é a visão aérea ou (UP), troque de visão apertando um dos controles obtidos pelo blender no teclado numérico ou pressionando o scroll do mouse em cima da [3d view].os atalhos são 1, 3 e 7.Veja as configurações de cada tecla.

Os gráficos obtidos no programa são de acordo com os desenvolvedores, assim como este macaco que parece estar "quadrado", quero dizer num modo fora do normal pretendido, o modelo é apenas um exemplo de demonstração.

O sistemas de visualização de modelagem 3d é bem vasta, são vários os meios de se visualizar um objeto, ensinaremos cada um deles no teclado agora:

O blender é formado  de vários atalhos no teclado.

Os atalhos das visões são no teclado numérico, são elas:

1-visão frente

3-visão lateral

7-visão aérea (up)

CTRL+7-visão inferior (under)

Visões para girar a visão por meio teclado numérico:

4-rotaciona objeto para esquerda

6-rotaciona objeto para direita

2-rotaciona objeto para baixo

8-rotaciona objeto para cima

MODO EDIT (MODELAGEM 3D)

Vamos agora para modelagem dos objetos. Primeiramente pressione tab do teclado ou siga a foto a baixo:

Quanto tiver feito isso o objeto apareçerá com toda sua estrutura de vértices, faces e arestas, os pontos amarelos que você vê são os vértices, as linhas são as arestas e o plano ou quadrado em geral é apenas uma face.

Tendo colocado no modo de edição do blender, com o botão direito do mouse click em um vértice para selecionar e em seguida para movimentar ou rotacionar aperte a tecla G ou R, para movimentar tecle G e para rotacionar tecle R.

OBS.: A ferramenta de rotacionar objetos não é usada em apenas um vértice selecionado, pois o vértice é seu próprio eixo, então não faria nenhum efeito girar apenas um vértice.

O efeito de rotação funciona apenas com no mínimo dois vértices. Para movimentar algo, um vértice, uma aresta ou uma face basta apenas teclar G e controlar a posição pretendida com o mouse e em seguida para gravar a posição você pode teclar OK ou então clicar com o botão esquerdo do mouse. Fica ai duas opções para você escolher.

Bem, agora pressione o scroll do mouse e movimente-o até que consiga uma visão pretendida. Ao fazer isto ficará parecido com esta imagem. Você não modificou o objeto, apenas o modo de vê-lo.Para aproximar a visão do objeto deve girar o scroll do mouse ou então precionar ctrl+scroll do mouse pressionado e para movimentar a tela como um congelamento basta precionar alt+scroll do mouse pressionado.Mas a frente do tutorial um pouco ensinarei como usar um outro modo de rotacionar no blender sem que ele possa virar para o lado, quero dizer que o blender proíbe que o sistema de rotação deixe a grade do blender inclinada em relação a visão. No modo de edição padrão do blender a rotação é livre, é possível girar para qualquer eixo. O modo que escolheremos seria apenas uma rotação entre Z e loc Z que quer dizer movimentação em z que será bem mais fácil de se visualizar objetos no blender 3d.

MODOS DE SELEÇÃO

Os tipos de seleção são para facilitar qual localidade deverá ser movida ou rotacionada, resumindo, qual a região que deverá ser formatada.

Vertex ou vértice- neste modo selecionará de um em um vértice para selecionar e poderá mové-lo, rotacioná-lo ou extrusão.

Edge-Poderá selecionar o edge sendo como cada edge tem no mínimo dois vértices é claro, então quando se seleciona um edge está selecionando dois vértices.

Face-o modo face seleciona apenas as faces formadas, onde não tiver face não será selecionado e se pode ter as mesmas formatações digas anteriormente.

PIVOT NO MOD EDIT

Agora começaremos com os cursores do blender.

1º active object- centra os comandos de escala, rotação, localização e extrusão no(a) ultimo vértice, edge, face ou objeto que você selecionou.

EX.:

individual centers- baseia-se nos centros dos objetos ou faces selecionadas para as ações básicas já citadas.

EX.:

3º 3d cursor- utiliza o centro do pequeno cursor que movimenta-se de acordo com o clique do botão esquerdo do mouse.

EX.:   ROTACIONAR

ESCALAR

4ºmedian point- é centralizado a partir do(s) objetos, faces, vertices ou edges selecionados.

5º bounding box- baseia-se área selecionada e centraliza os extremos desta área como sendo uma “caixa” para realizar as ações.

CURSORES BÁSICOS DE MANIPULAÇÃO.

1º translate- este cursor é utilizado para movimentar os objetos e(ou) vértices, faces, e edges basta clicar com o botão esquerdo do mouse no eixo que queira movimentar (z, y, x), e mover o mouse, ou digitar no teclado numérico o quanto deseje movimentar. Também pode utilizar o atalho “g” do teclado e o eixo em que se deseja fazer a movimentação (z, y, x).

2º rotation- como o nome já diz o cursor é utilizado para rotacionar algo desejado, basta selecionar o eixo em que se deseja fazer a rotação (z, y, x) também pode usar o atalho “r” e mover o mouse ou digitar o ângulo desejado.

3º scale- usado para aumentar ou diminuir algo, basta selecionar o eixo em que se deseja fazer a manipulação de escala (z, y, x) também pode utilizar o atalho “s   “ e mover o mouse ou digitar o  tamanho de manipulação.

4º extrusão- ferramenta usada para expandir faces usando a tecla “e”, expandindo edges e vértices selecionados, pode ser feita por “region” se baseia a partir do ângulo da área slecionada, “only vértices” expandi somente os vértices sem criar faces, “only edges” expande os edges criando respectivamente faces, “individual faces” expande as faces do objeto individualmente recomenda-se usar essa função com o cursor individual centers.

DRAW TYPES

Draw types- são os modos de visualização.

Wireframe- apresenta os objetos transparentes.          

Solid- apresenta os objetos normalmente.

Textured- mostra objetos já texturizados

Shaded- vizualizaçao com sombras nos objetos.

 

CONTINUA..............